Diferente das pastas térmicas tradicionais, a Thermal Grizzly criou a pasta Conductonaut focada diretamente para entusiastas que estão dispostos a sempre buscar o melhor desempenho de seus equipamentos. Utilizando um composto de metal líquido, a eficiência na transferência de calor é vastamente superior a pastas convencionais. Porém este produto requer alguns cuidados que iremos explorar neste artigo.
Preparos necessários antes da aplicação
Antes de iniciar a aplicação da pasta Conductonaut, verifique atentamente se o uso deste produto é adequado para seu equipamento. A pasta Conductonaut deve ser utilizada somente em dissipadores com base feitas em cobre, podendo ser exposto ou niquelado. Alguns exemplos de coolers que não podem ser utilizados com a pasta Conductonaut são o AMD Wraith Stealth ou o Intel Box cooler nas revisões mais recentes.
IMPORTANTE: A PASTA CONDUCTONAUT NÃO DEVE SER UTILIZADA EM DISSIPADORES DE ALUMÍNIO. A REAÇÃO QUÍMICA COM O ALUMÍNIO PODE DANIFICAR PERMANENTEMENTE O EQUIPAMENTO. LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DO PRODUTO.
Agora com o é necessário realizara a limpeza dos equipamentos. Com um pano de microfibra realize a limpeza do local onde a pasta Conductonaut será aplicada. O uso de solventes como o álcool isopropílico ou o Thermal Grizzly TG Remove podem ajudar na remoção e preparação da superfície para uma nova aplicação.
Se a aplicação será feita diretamente ao silício de um processador ou placa gráfica, é recomendado que o equipamento seja desmontado previamente e que o processo seja feito sobre uma mesa ou bancada para melhores resultados.
Caso queira os melhores resultados contra curtos circuitos, a Thermal Grizzly também oferece o verniz protetor TG Shield que pode ser aplicado como sobre componentes. Se achar necessário, basta aplicar uma fina camada do TG Shield sobre os componentes em volta do local da aplicação da pasta Conductonaut.
Como aplicar a pasta Conductonaut.
Tenha em mãos luvas de proteção e cotonetes caso seja uma aplicação posterior. Com a seringa da pasta Conductonaut, aplique uma pequena quantia similar ao tamanho da cabeça de um alfinete redondo no centro do componente. Com os cotonetes inclusos, espalhe de forma cuidadosa até que o produto forme uma fina camada uniforme sobre a superfície do componente desejado.
Evite movimentos bruscos para não fazer com que o produto se espalhe para outros componentes e locais indesejados, o que pode causar curtos devido ao produto ser eletricamente condutivo. Após ser espalhado, basta realizar a finalizar realizando a instalação do cooler sobre o componente. Parabéns! Seu componente agora está utilizando um dos melhores condutores térmicos disponíveis no mercado.